A autodefensoria tem o objetivo de fortalecer a defensa e garantia de si mesmo das pessoas com deficiência intelectual.
Olha onde começou… O movimento da autodefensoria de pessoas com deficiência teve o início na Suécia, nos anos 1960. Um grupo de pessoas com defiência intelectual recebeu apoio para organizar e liderar seus próprios grupos de lazer. Para isso, organizaram – se cursos que visavam orientar as pessoas sobre como tomar decisões.
Depois lá pros anos de 1968 e 1970, foram realizados encontros, com o objetivo de escrever declarações que tinham propostas das próprias pessoas com deficiência intelectual em relação à forma de tratamento que gostariam de receber e como gostariam de ver suas ideias e vontades respeitadas.
O reconhecimento de que as pessoas com deficiência intelectual eram capazes de se organizar e decidir sobre suas vidas foi se fortalecendo e, em pouco tempo, se espalhou em outros países. (texto do guia da autodefensoria)
https://ijc.org.br/pt-br/defesa-de-direitos/advocacy/Paginas/guias.aspx Link do nosso guia.
Estamos aqui no Brasil e entendemos que a autodefensoria é muito importante, pois facilita a autonomia (quando você faz escolhas sem ajuda de ninguém) e independência (quando você faz as coisas sozinho(a) ) da pessoa com deficiência intelectual.
Aqui no grupo dos autodefensores queremos passar há você oque mais gostamos de aprender : )
Autodefensor – Jefferson … – Eu aprendi a ter autonomia, hoje eu faço escolhas sozinho!
Autodefensor – Daniel … – Então, eu aprendi bastante sobre os meus diretos. La falamos sobre preconceito, falamos sobre violência, vários assuntos. Oque eu mais gostei na autodefensores foi conhecer novas pessoas, gostei de me conectar e ver outras ideias, oque eu mais aprendi que todos nós temos direito de sair de casa, andar na rua e ter meus próprios direitos como qualquer cidadão.
Autodefensor – Philippe .. – Minha experiência nos autodefensores é muito boa, porque lá aprendi direitos, aprendi respeitar outras pessoas com outro tipo de deficiência, aprendi sobre a lei de cotas e a importância das pessoas com deficiência na sociedade.
Autodefensor – Rian … – Estou aprendendo ter autonomia sozinho e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual. E que somos como qualquer pessoa, não importa a deficiência que a pessoa tem, ela tem direito como qualquer outra pessoa.
Nós aqui do grupo dos autodefensores, se reunimos aqui na instituição IJC – Instituto Jô Clemente duas vezes por sábado, porem, estamos fazendo reuniões pelo aplicativo de celular chamado google meet, por causa da covid – 19, mas normalmente nos reunimos presencialmente. Caso você tenha interesse de se ajuntar a nós, o endereço é esse: RUA LOEFGREN, númeroº 2109 – Vila Clementino, São Paulo, pertinho da estação hospital São Paulo, linha lilás. Você pode ligar para nós nos números: 5080 7109 ou 5080 7197.



