Pegar um onibus, metrô ou simplesmente andar na calçada, sempre foi um grande desafio para as pessoas com deficiência por pouca acessibiliadade (Que é uma forma mais fácil de fazer ela consiga sair de casa sem encontrar problemas no caminho). Podemos ver nos ônibus por exemplo, e no metrô o banco de cor azul, chamado de banco preferencial que a pessoa com deficiência pode se sentar pois, é o um direito grantido.
Se esse lugar é garantido para elas, então deveriam ficar tranquilas, não é mesmo?.. Mas sabemos que a realidade é outra.
O grande desafio é conseguir sentar nesses bancos, pois á deficiência intelectual nem sempre é visível. Outra dificuldade que a pessoa com deficiência intelectual tem é entender palavras difíceis, com por exemplo: LOCOMOÇÃO, EMBARQUE entre outras palavras. Seria muito legal quando ela fosse pegar o metro, essas palavras fosse um pouco mais fácil de entender por exemplo: DESÇA ESSAS ESCADAS E ESTARÁ NA LINHA AMARELA. Seria muito legal se na televisão passasse comerciais falando sobre respeitar o direito das pessoas com deficiência e que é muito importante investir na acessibilidade para que ela consiga trabalhar, estudar o ir a qualquer lugar sem ter que enfrentar essas barreiras.
Texto: Philippe e Roni
